Notícias

Como introduzir a Indústria 4.0 no seu cotidiano fabril

O futuro da indústria é inteligente, conectado e eficiente

 

Manter-se à frente dos concorrentes é algo imprescindível quando falamos sobre o mercado e suas transformações, é por isso que estar por dentro da Indústria 4.0, bem como aliá-la ao seu cotidiano fabril, é o que define o sucesso e o desempenho da sua empresa a longo prazo.


Confira neste artigo tudo sobre esse conceito e descubra quais tecnologias podem te ajudar a introduzir a Indústria 4.0 no seu dia a dia!

 

O que é a Indústria 4.0?

 

Antes de mais nada, é preciso ter claro o que é a Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial. Esse conceito nada mais é do que um conjunto de tecnologias que permite a fusão do mundo físico, digital e biológico.

Essas tecnologias aliadas a dados e informações permitem melhorar os processos dentro de uma empresa, garantindo agilidade e autonomia nas atividades. 

Dentre os exemplos que podemos citar, estão: a manufatura aditiva, inteligência artificial, internet das coisas, data analytics, robôs autônomos, entre outros.

 

A seguir, confira todas as vantagens que essas tecnologias oferecem para seu negócio!

 

Benefícios da Indústria 4.0

 

Já que agora você conhece o conceito, vamos partir para a lista de benefícios que você adquire ao adotar a Indústria 4.0 no seu cotidiano na fábrica. Confira!

 

1. Melhora a produtividade através da otimização e automação dos processos;

 

2. Dados em tempo real que permitem ter um controle maior sobre toda sua cadeia logística e de suprimentos;

 

3. Abre uma margem competitiva perante seus principais concorrentes, já que ainda existe uma visão pouco explorada acerca desse conceito no setor;

 

4. Redução de gastos e desperdício, pois com a antecipação dos erros e as próprias máquinas tendo autonomia, é possível conter gastos desnecessários;

5. Mais transparência e segurança para seus negócios, pois como tudo é automatizado, não há risco de fraudes, trocas de informações ou alterações nos dados.

Deseja obter todas essas vantagens? Então veja no tópico a seguir como podemos te ajudar com isso!

 

Como introduzir a Indústria 4.0 na sua fábrica

 

A Indústria 4.0 pode ser inserida nas fábricas através de tecnologias de codificação e marcação que permitirão o controle de estoque e identificação de mercadorias, resultando em agilidade, autonomia, rastreabilidade e aumento na produtividade.

 

Além disso, as informações gravadas permitirão integração, pois poderão ser lidas posteriormente por scanners em todo o processo logístico, garantindo a integridade e a segurança dos produtos, assim como facilitarão entregas no tempo previsto.

 

Então se o seu desejo é obter todos esses benefícios para garantir processos mais inteligentes, saiba que isso já é uma realidade através das soluções Aleusa

Oferecemos diversos sistemas de codificação e marcação de alta tecnologia, com foco na identificação e rastreabilidade. Além disso, em caso de necessidade de automação e adaptação dos equipamentos à sua linha de produção, criamos projetos sob medida para suas demandas.

 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas clicando aqui e conheça de perto nossas soluções.