Notícias

 

Quais são as melhores tecnologias para codificação em embalagens?

 

 

A marcação e a codificação podem não estar no topo da sua lista de prioridades, até que você obtenha um projeto que use novos materiais de embalagem ou tenha novas necessidades do cliente. Por exemplo, o cliente precisa usar códigos permanentes ou as marcas precisam ser legíveis. Então torna-se crucial conhecer todas as suas opções antes de escolher a tecnologia certa. 

 

Uma análise cuidadosa pode fazer a diferença entre uma operação bem-sucedida e eficiente e uma que experimenta um tempo de inatividade desnecessário, resultando em clientes infelizes. Os principais fatores a serem considerados incluem: 

 

- Tipos de materiais ou substratos que você marcará; 

- Velocidade desejada de aplicação;  

- Qualidade da impressão — permanência e legibilidade; 

- Investimento inicial que sua empresa está disposta a fazer; 

- Custo total de operação, que inclui custo para o serviço e para materiais de consumo, como tinta e fitas; 

- Se dados variáveis, gráficos e códigos de barras são necessários. 

 

Uma vez que você conheça esses fatores, será mais fácil escolher qual tecnologia de marcação e codificação é melhor para sua aplicação.  

 

 

 Veja como cada tecnologia se encaixa na indústria cada vez mais diversificada de marcação e codificação de pacotes. 

 

 

1 - Sistema de Marcação a Laser 

 

A marcação a laser industrial começou no início da década de 1970 e desde então, desenvolveu-se em uma tecnologia bem estabelecida. Hoje, a marcação e a codificação a laser são usadas em linhas de produção em todo o mundo. Eles podem ser usados para marcar códigos numéricos, matriz 2D e códigos de barras, logotipos e símbolos em rótulos, mangas, garrafas de vidro e plástico, latas, barris, tubos, bolhas, papelão, filmes tubulares e bonés. 
 

Os lasers não precisam de tinta, selos ou fitas para gerar um código. Em codificadores laser de CO2 modernos e selados, como o Sistema de Marcação a Laser REA JET, a luz laser infravermelha é gerada através de descarga de radiofrequência em uma mistura de gás dióxido de carbono.  

 

Os sistemas laser de CO2 codificam termicamente alterando a cor da superfície (por exemplo, embalagens de cloreto de polivinil), derretimento, espuma (por exemplo, garrafas de tereftalato de polietileno) ou removendo a superfície do material (por exemplo, etiquetas impressas, papelão, latas, tubos). 

 

As vantagens da codificação a laser incluem velocidade, versatilidade, permanência de código, operação sem contato, processo limpo e seco, operação sem manutenção ao longo de milhares de horas, custos operacionais extremamente baixos e adaptabilidade a uma linha totalmente automatizada.  

 

Os lasers também oferecem confiabilidade insuperável em operações sem código/sem execução. Isso significa que se for obrigatório codificar o produto antes da distribuição, a produção vai parar se um produto estiver codificado incorretamente.  

 

Parar a produção pode ser muito caro e a maioria das empresas fará de tudo para evitá-la. O tempo de atividade inigualável de um codificador a laser e sua produtividade extrema resultam em redução de custos para uma variedade de aplicações. 

 

 

2 - Sistema Jato de Tinta de Alta Resolução 

 

 

A impressora a jato de tinta percorreu um longo caminho desde que Lord Kelvin patenteou sua engenhoca vitoriana, The Syphon Recorder, em 1867, que usou um bico de jato de tinta para gravar sinais telegráficos como uma linha contínua. 

 

Os sistemas de jato de tinta, como o REA JET HR, utilizam a tecnologia de impressão térmica HP adaptada ao uso industrial e permite impressões de até 12,7 mm de altura por cartucho (se for necessária uma altura maior de marcação, permite customização com cabeças adicionadas em cascata). 

 

Essa solução é ideal para codificação de caixas e embalagens porosas e não porosas para alimentos, bebidas, produtos domésticos e muito mais. Além disso, também pode ser aplicada em alguns ambientes industriais, incluindo marcação e classificação de madeira.  

 

3 - Sistema a Jato de Tinta de Grandes Caracteres  

  

 

Dependendo do tamanho da embalagem, pode ser necessário contar com um sistema a jato de tinta de grandes caracteres. O REA JET Grandes Caracteres, por exemplo, é um sistema de impressão que proporciona uma operação simples.  

 

Essa tecnologia imprime caracteres de até 140 mm de altura em uma velocidade de até 300 m/min, o que o torna adequado para atender os  requisitos de marcação e codificação de praticamente todas as aplicações industriais.  

 

Fazendo a escolha certa 

 

Para fazer a escolha certa, você deve considerar quais os materiais das embalagens, os requisitos de permanência e legibilidade, as regulamentações do setor sobre a codificação e rastreabilidade dos produtos e os custos operacionais. 

 

Dessa forma, será mais fácil determinar a tecnologia de codificação ideal para as necessidades da sua empresa.  

 

A partir daí, os representantes dos fornecedores podem ajudar a dar o próximo passo na análise dos recursos e custos.  

 

Se você ainda tem dúvidas, o que acha de conversar com algum especialista da Aleusa Brasil? Fale com o nosso time e receba as melhores sugestões para codificação em embalagens!