Notícias

 

A importância da rastreabilidade na indústria

 

 

 
A
rastreabilidade na indústria é uma etapa extremamente importante no processo de fabricação de um produto. Através dela é possível entender todo o caminho percorrido por uma mercadoria, desde a origem da matéria-prima até a logística de entrega.

A partir desse cenário, já é possível imaginar o tamanho da sua importância dentro de uma empresa. Além de criar um controle para a manufatura, essa atividade também auxilia na transparência sobre os processos para o cliente final.

 

Isso porque, hoje em dia existem diversas leis nacionais que tornam a rastreabilidade na indústria um recurso obrigatório, a fim de assegurar os direitos dos consumidores que podem vir a ser lesados por eventuais falhas de produção.

 

Além disso, essa atividade permite que a própria organização tenha um controle completo sobre a grande quantidade de informações e dados dentro de um processo de produção, e visualize de forma mais clara cada etapa desse ciclo.

 

Veja a seguir alguns benefícios que a rastreabilidade e a codificação de produtos podem oferecer para as indústrias.

Benefícios da rastreabilidade na indústria

 

·         • Redução de erros

 

Quando uma indústria tem o acesso a todos os dados durante todas as fases de uma linha de produção, fica muito mais fácil para que o fabricante encontre a causa raiz dos problemas com mais facilidade e agilidade, reduzindo a quantidade de erros.

 

·         • Redução de custos

 

A rastreabilidade na indústria é uma ótima maneira de reduzir custos para a companhia. Isso porque, através dela é possível identificar facilmente um lote ou até mesmo um produto com defeito que poderá gerar gastos futuros na operação, caso não seja substituído ou recolhido.

 

·         • Competitividade de mercado

 

Quando o problema de uma mercadoria fica concentrado na operação já é ruim. Porém, quando esse defeito chega na mão do consumidor final é muito pior! A consequência mais grave desse cenário é a repercussão negativa, comprometendo a reputação da marca no mercado.

 

 

Como a Aleusa Brasil pode ajudar na rastreabilidade na indústria?

 

Entre as opções mais comuns para se realizar o rastreio está o código de barras. Por isso, o primeiro passo para conquistar um controle eficaz da rastreabilidade na indústria é garantir uma identificação precisa e durável em todos os produtos da linha de produção.

 

A Aleusa Brasil é referência em marcação industrial no país, fornecendo soluções em sistemas de codificação e marcação de alta complexidade, com foco em identificação e rastreabilidade.

 

Nossos serviços incluem dimensionamento de sistemas de impressão para linhas de produção automatizadas, treinamento de pessoal para uso do maquinário, assistência técnica com reposição de peças e fornecimento de tintas adequadas para cada tipo de marcação.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas e receba mais informações!