Notícias

Portfólio completo em marcação especial para a Indústria de pneus

Automatize seu processo de produção com soluções desenvolvidas especificamente para esse setor

A Aleusa Brasil oferece uma gama completa de soluções em marcações especiais para a Indústria de Pneus há mais de 20 anos, atendendo as principais empresas do segmento no Brasil e no mundo. Além disso, nossos produtos possuem certificação NBR ISO 9001:2015 que garante segurança e qualidade para nossos clientes.

Trabalhamos desde o início com fornecedores certificados, que aprimoram juntamente com nossos especialistas soluções específicas para essa indústria (incluindo tintas especiais e equipamentos de impressão), inclusive com experiência para desenvolver novos produtos para as necessidades que surgem no segmento.

Portanto, ter um parceiro que oferece essa confiança é essencial, visto que a Indústria de pneus deve seguir diversas normas e requisitos rigorosos em sua fabricação por ser um item de segurança.

Leia este artigo até o final e conheça de perto alguns dos produtos que fazem parte do nosso portfólio e que são reconhecidos globalmente.

 

A importância da marcação e codificação para a Indústria de Pneus

As soluções em marcação e codificação de pneus são imprescindíveis para registrar informações importantes sobre a finalidade de seu uso e suas características. 

Além disso, as marcações em cores diferentes podem ser utilizadas para informar as condições do produto durante o processo de produção para indicar se o mesmo foi aprovado ou reprovado na gestão de qualidade. 

Desta forma, englobar essas tecnologias no seu processo de produção minimizará erros humanos, uma vez que nossos equipamentos não precisam de manipulação do operador, oferecendo um processo mais ágil, eficiente e totalmente automatizado, permitindo a rastreabilidade de seus produtos.

Agora, conheça com mais detalhes algumas das principais soluções que oferecemos para essa indústria!

 

Marcação a Jato de Tinta

O sistema a jato de tinta RPS (Rubber Printing System) da marca alemã REA JET é um equipamento preparado para implementar a Indústria 4.0 na produção de pneus. Através de um sistema automatizado, ele permite a impressão de grandes caracteres, como informações alfanuméricas, dados variáveis, logotipos, entre outros.

Esses dados, por sua vez, podem ser impressos a qualquer momento da produção de pneus, seja quando a borracha ainda está crua (para rastreabilidade interna, por exemplo) ou com uma tinta que vulcaniza junto com a borracha.

 

Marcação por Sistema Spray 

O Sistema Spray ST da nossa parceira REA JET oferece marcação de pontos e faixas que permitem automatizar o processo de qualidade da sua empresa com informações sobre as condições do produto:

- Para produtos aprovados, oferecemos tintas que resistem ao processo de produção.

- Para produtos reprovados, oferecemos tintas que podem ser removidas posteriormente sem deixar marcas ou vestígios.

Além disso, esse equipamento possibilita categorizar os produtos através de tintas com diferentes cores, desta forma, mercadorias semelhantes podem ser distinguidas durante todo o processo de produção. 

 

Tintas especiais

Fornecemos tintas específicas para a Indústria de pneus, com qualidade reconhecida há anos pelo mercado, sendo inclusive utilizadas por empresas com processos já homologados.

Além do mais, nossas tintas vulcanizam sem sujar os moldes e não contaminam o produto, já que foram desenvolvidas especialmente para serem aplicadas em borracha.

Dentre elas, podemos citar:

- Tinta para marcação alfanumérica

Especialmente desenvolvida para a indústria de pneus, essa tinta é utilizada nos sistemas de Marcação a Jato de Tinta na cor branca, com base de água ou solvente. Altamente tecnológica, atende aos requisitos de segurança quanto à adevisibilidade das camadas e não suja o molde.

 

- Tintas para listrar

São tintas especiais desenvolvidas a base de água e solvente para listrar bandas de rodagem em diversas cores. Elas são utilizadas no mundo todo com altíssima qualidade, podendo ser aplicadas por roldanas, agulhas ou sistemas automatizados.

 

- Tinta de acabamento

À base de água, esta tinta é utilizada por muitos fabricantes e reformadores de pneus na etapa de acabamento para encobrir marcações internas e também para deixar o pneu com uma cor uniforme. Disponível em diferentes tonalidades, é também utilizada por muitos fabricantes de produtos reciclados de borracha para dar acabamento e cobrir eventuais diferenças de tonalidade.

 

Transforme seu processo de produção de pneus com soluções de qualidade

 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas clicando aqui para desenvolvermos um projeto sob medida para a sua empresa, com equipamentos e tintas que realmente atendam às suas necessidades.